#VOTASSES
Alinha-te
Este jogo vai-te permitir descobrir qual o quadrante de pensamento político, e por consequência poderás encontrar o partido politico com que estás mais alinhado. Através de um conjunto de perguntas sobre Sociedade, Economia, Cultura, Ciência, Conservadorismo e Progressismo, poderás descobrir qual a força política portuguesa que melhor alinha com as suas convicções pessoais.

Mas atenção…
Desde já, reforçamos que este resultado não é uma recomendação de voto, servindo sobretudo para aprender mais sobre as as correntes de pensamento que suportam as ideias e propostas dos partidos e as potenciais características dos seus líderes.
Vamos a isto?
São 25 perguntas com quatro opções de resposta: "Concordo", "Discordo", "Não concordo nem Discordo" e "Não sei". Seleciona a que desejares.
Concordo - Concordas com a afirmação
Neutro - Tens uma opinião sobre o tema, mas não concordas nem discordas completamente
Discordo - Discordas da afirmação
Não sei - Não tens uma opinião formada ou conhecimento suficiente sobre o tema
O teu quadrante de pensamento é...
1/25
Os trabalhadores deviam controlar as empresas porque são eles que criam o valor.
O método de Hondt
Problema
Imagina que três amigos pagaram 7€ por uma pizza com 6 fatias.


Se tentasses distribuir as fatias proporcionalmente ao que cada um pagou não terias uma conta certa.


Para evitares esse problema, poderias utilizar um método alternativo
O método de Hondt
COMO FUNCIONA?
É um jogo que parece um pouco complexo, mas baseia-se apenas em encontrar uma distribuição das 6 fatias que seja justa sem ter de dividir cada fatia em pequenos bocados.
Imagina que é um jogo de pontos e que, em cada ronda, cada jogador tem direito a um quadrado de pontos.

Primeiro fazemos a distribuição dos pontos.
Na primeira ronda, cada jogador recebe 1 ponto por cada euro gasto.
Na segunda ronda, cada jogador recebe ½ pontos por cada euro gasto.
Na terceira ronda, ⅓ pontos.
Na quarta ronda, ¼, e assim sucessivamente...
Seguidamente, ordenamos os quadrados dos pontos por ordem decrescente.

Chegou a hora de distribuir as fatias! 🍕
O Pedro tem o quadrado com mais pontos (4 pontos), por isso, leva a primeira fatia.
A segunda fatia pode ir para o Pedro ou a Aida (2 pontos). Como há empate é preciso definir uma regra de desempate, por exemplo, desempatar a favor de quem tem menos fatias. Nesse caso, a Aida fica com a segunda fatia e o Pedro com a terceira.
Faltam distribuir 3 fatias. A quarta vai para o Pedro (1,33 pontos). A quinta pode ir para qualquer um dos amigos, pois todos conseguiram (1 ponto). Pela regra de desempate, a Clara fica com a quinta fatia e a Aida com a sexta.


Aplicação às Eleições
No caso das Legislativas, o método de Hondt é usado duas vezes.
1º NÍVEL
Distribuição por Círculo Eleitoral
População
= euros
Mandatos
= fatias
Círculos Eleitorais
= Pedro, Aida, Clara
Há 226 mandatos referentes aos círculos em Portugal e mais 4 para os círculos da emigração. Aqueles 226 mandatos são distribuídos por cada círculo em proporção da sua população, utilizando o método de Hondt.
2º NÍVEL
Distribuição por Partido
Votos
= euros
Mandatos
= fatias
Partidos
= Pedro, Aida, Clara
Depois de votarmos, o método de Hondt é aplicado dentro de cada círculo, para determinar quantos mandatos tem cada partido.
Já nas Eleições Europeias há um só círculo (Portugal inteiro), mas o princípio é igual: cada partido recebe um número de mandatos no Parlamento Europeu em proporção do total de votos que obteve, segundo o método de Hondt.
Equilíbrio entre proporcionalidade e governabilidade
A Constituição da República Portuguesa e a lei procuraram com este método equilibrar dois valores conflituantes:
O método de Hondt beneficia, ainda que ligeiramente, o partido (ou coligação) mais votado, facilitando a formação de maiorias.
Conhece a metodologia
Este quiz posiciona o Neoliberalismo, a Social-democracia, o Socialismo democrático, o Conservadorismo democrata-cristão, o Conservadorismo nacional, os Verdes e a Esquerda anticapitalista perante 25 medidas, ideias e propostas. As conecções feitas entre os quadrantes políticos aos partidos políticos portugueses baseiam-se na posições dos partidos, foi feita uma análise aos seus programas políticos e às posições públicas, desde debates, entrevistas, comunicados, etc. Para tal, foi considerado um sistema de pontuação, sendo atribuído 1 ponto em caso de concordância; -1 ponto em caso de discordância; e 0 pontos nos casos em que não foi possível identificar a posição do quadrante político.
Ao longo deste questionário - que se divide em dois momentos - o leitor tem oportunidade de se posicionar concordando, discordando, neutro ou sem opinião perante medidas e/ou formas de pensar e agir. Considerando as suas respostas, foi realizado um modelo de contagem para lhe atribuir uma percentagem perante cada quadrante. Quando um utilizador apoia uma determinada medida, recebe um ponto em favor de cada quadrante que atribuiu um valor positivo (+1) a essa medida, sem receber ou perder pontos em quadrantes que marcaram um valor negativo (-1) para a mesma. Por outro lado, se o utilizador se opõe à medida, recebe um ponto a favor dos quadrantes que marcaram a medida com um valor negativo (-1), sem alterações nos quadrantes que a avaliaram positivamente (+1). No caso do quadrante ter uma posição neutra ou do leitor ser neutro perante uma pergunta, não é acrescentado nenhum valor.
O resultado apresentado tem em conta o número de vezes que concordou com determinado quadrante político. Este resultado não é uma recomendação de voto.
Próximas eleições